Lido 64.007 vez(es)

Matriculando as crianças na escola pública

Estudar, Vivendo nos EUA Deixe seu comentário
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 voto(s))
Loading...
Envie para um(a) amigo(a) Envie para um(a) amigo(a)

Casa alugada, conta de energia elétrica em meu nome e estava tudo pronto para matricularmos as crianças na escola.

O ano letivo aqui nos Estados Unidos (e acho que em boa parte dos países do hemisfério norte) começa no final de Agosto e termina no meio de Junho. Então quando chegamos aqui estávamos já no final do ano letivo. Mesmo assim resolvemos colocar as meninas na escola, para que elas pudessem se adaptar ao ambiente e ao idioma.

Porém como minna filha mais nova tinha 5 anos, feitos em Janeiro, ela só poderia começar em Agosto, no início do ano letivo. Então, apesar das minhas duas filhas serem matriculadas, somente a mais velha iniciaria a escola.

Fazer a matricula delas foi muito fácil. A escola não quer ver passaportes nem vistos. O que eles exigem são dois comprovantes de residência (no nosso caso o contrato do aluguel e a conta de luz), as certidões de nascimento traduzidas para o inglês (o que já havíamos feito no Brasil com uma tradutora juramentada), o histórico escolar do Brasil (também em inglês), o exame físico e a ficha de vacinação.

Os dois últimos itens devem ser feitos em um médico. Qualquer pediatra sabe como fazer e possue os formulários para preenchimento. Mas vale a pena procurar alguém que entenda português ou espanhol para traduzir a carteira de vacinação do Brasil.

O médico faz um exame simples, para verificar se a criança não apresenta problemas, dores, etc, e preenche um formulário. Depois as enfermeiras analisam as vacinas tomadas e verificam se existe alguma vacina faltando. Se existir, a criança deve tomar a vacina, ou o segundo formulário não é liberado.

Bem, pagamos as consultas (US$ 250 por criança) e levamos toda a documentação para a escola. Preenchemos os formulários da escola, e no dia seguinte a minha filha mais velha iniciou as aulas.

O primeiro dia dela foi o mais tenso … para mim. Não via a hora dela chegar em casa. Fiquei morrendo de medo dela não gostar da escola, dela voltar chorando porque não entendia nada. As escolas públicas na Florida funcionam das 8:00 da manhã à 02:00 da tarde, e as crianças almoçam na escola.
Então, as duas horas minha esposa foi busca-la. Quando ela chegou eu estava super apreenssivo, e ela estava … radiante. Tinha adorado a escola, o almoço, a professora, os colegas, tudo.

A escola deu uma atenção absurda para a Isabela. No primeiro dia, segundo ela, se comunicaram várias vezes pelo rádio para ver como ela estava. Ao longo dos próximos dias, colocaram uma aluna de outra classe, que falava português, para ajuda-la também. As colegas se comunicavam com ela devagar, ou tentavam falar um pouco de espanhol. E a professora era de uma atenção impressionante.

Por fim, o que sentimos nesse primeiro período de adaptação foi uma estrutura que nunca havíamos visto antes, nem mesmo nas escolas particulares que as meninas freqüentaram. No final do ano letivo, depois de analisar o desenvolvimento da Isabela e ponderar as melhores opções, a professora dela nos sugeriu que ela fosse para a 4ª série (como ela iria no Brasil) porque a colega que à ajudava (uma brasileira) iria para a mesma classe.

Agora um pouco da estrutura da escola, e da importância de morar aonde exista uma escola nota A:
Cada sala de aula é independente. Elas tem banheiro próprio, projetor de vídeo, TV e DVD, copiadora, MacBooks, materiais de suporte e rádios comunicadores. O máximo de alunos de cada sala varia de 18 à 24, dependendo da série.

As crianças pagam US$ 1.90 para comer na cafeteria, e no começo do ano cada professor entrega uma lista de materiais que você pode ou não comprar, dependendo da condição financeira.

Todos os professores tem endereços de email e todos saem com os alunos às duas, o que possibilita que falemos com eles e que eles falem com os pais quando for preciso.

Outra coisa impressionante, pelo menos na escola que as meninas estão, é o envolvimento do diretor da escola. Todo dia ele está lá fora na saída. Quando existe alguma festividade que pede uma roupa diferente, ele se veste também. Esse ano, no inicio do ano letivo, ele apareceu vestido de Super Man, roupa, cabelo, botas, tudo, porque a escola manteve o nível A no condado.

Para quem quiser saber mais sobre a escola, o endereço é www.floranada.org.






Leia também ...




93 Respostas to “Matriculando as crianças na escola pública”

  1. Camila Diz:

    Gostaria de saber se quando você foi morar nos Estados Unidos você já tinha um emprego fixo, ou depois que arrumou?
    Eu e meu marido estamos querendo ir embora, mas não temos o visto de permanência… Gostaria de uma opinião de como podemos proceder.
    Muito obrigada,
    Camila.

  2. Aluri Diz:

    Ola,tenho uma filha de 9 anos – gostaria de saber qual a escola que vc colocou suas filhas .Estamos querendo ir morar em Orlando em 2015.Tb informacoes sobre o visto de permanencia obrigada

  3. Fabiola Diz:

    OI, bom dia!! Gostaria de saber com qtos anos sua filha mais velha foi, e qtos meses ela levou para aprender o ingles… grata

  4. Lyanna Diz:

    olá qual o médico que atendeu suas filhas? Pode me dar o endereço? obg

  5. Mariana Diz:

    Gostaria de saber se eu for fazer um intercâmbio teria a possibilidade de matricular meu bebe em uma creche, ou se tem escolas de idiomas com creche?

  6. Adrielly Diz:

    Oi,eu tenho 17 anos e eu vou mora na florida orlando não conheço nada lá eu vou pela empresa com mais 5 mulheres eu só a mais nova to no 1° ano e eu gostaria de saber qual a melhor escola e se tem escolas que da aula em português vou trabalha e estuda e fazer o curso de inglês to com pouco de medo porque eu não sei se os colegas da escola vão gostar de mim se eu vou me da bem lá to insegura mais eu não posso perder essa oportunidade então por favor se você puder me indicar algumas escolas agradeceria muito!!!




  7. Daniele Diz:

    Ola, gostaria de saber se com o visto de estudante é possível matricular meu filho de 13anos na Florida? Só preciso traduzir os documentos então por que meu esposo vai a trabalho.




  8. Bia Araujo Diz:

    Ola Daniele, Vc consegue sim. Tem que ligar para escola e perguntar quais documentos ira precisar. Vc precisa trazer a carteiraa de vacinação dele e ir em um medico da florida para ter um exame de rotina.




  9. Tâmi Diz:

    Olá….quanl escola que matriculou seu filho? Estamos querendo ir inicio do ano, uma filha vai para 7 ano do fundamental e a outra para o 5, estou bem perdida. Obrigada




  10. Tâmi Diz:

    Olá….qual escola que matriculou seu filho? Estamos querendo ir inicio do ano, uma filha vai para 7 ano do fundamental e a outra para o 5, estou bem perdida. Obrigada




  11. FERNANDA DOS SANTOS _ Diz:

    Bom dia Ivan!Tenho uma filha no 2 ano do ensino fundamental quero muito levar minha filha para estudar nos EUA quero tirá la dessa violência do Brasil,nós duas possuímos o visto de turista, o meu medo é chegar e não conseguir matriculá la em escola pública por ser ilegal,vc pode me dar umas dicas???Como funciona a lei na Flórida??




  12. Natália Tenorio Diz:

    Olá, você poderia me passar seu email para que eu possa te enviar umas duvidas e se possível você me responder ?!

    Obrigada.
    natenorioviana@hotmail.com




  13. Rodrigo Diz:

    Fantástico. Como pai de uma menina de 8 anos fico imaginando a sua apreensão e também a alegria ao vê-la feliz com o primeiro dia de aula . Não tem preço. Parabéns e felicidades




  14. Carlos Diz:

    Caro Alex,

    Minha dúvida é a mesma do Marcos. Disseram-me que deveria pagar a escola pública do meu filho de 13 anos na Florida pelo fato de sermos estrangeiros e estarmos indo com o visto F1 e ele com o F2. Isso procede mesmo ou não?

    Obrigado,
    Carlos Rafael




  15. Lilian Diz:

    Oi, adorei suas informações!
    Nos mudaremos para Fort Lauderdale em junho ou julho e estou estudando qual o melhor bairro, por causa da escola também. Gostei de ler seu relato.
    Eu tenho uma dúvida: as crianças podem levar almoço ou são obrigadas a comer o que a escola oferece? E como é a comida? Uma amiga do Texas disse que a comida é horrível. Que até servem pizza na hora do almoço. Muito obrigada




  16. irene Diz:

    nossa, impressionante, é bem isso mesmo, estamos morando aqui no suburbio de Philadelphia-PA e estamos encantados com as escolas, sim pois temos 3 filhos, um na Elementary, outra na Midle e o outro na High school e realmente impressionante o envolvimento de todos das escolas, sou muito grata aos USA por tudo, os USA realmente sao o q sao pq sao desse jeito…..




  17. carol Diz:

    Achei interessante a matéria, tenho uma dúvida que eu tenho ja faz um tempo, tenho 14 anos e meus pais conseguiram uma remoção para Miami, mas daqui a 2 anos eles tem que voltar, mas eu não quero chegar um ano atrasada dps de morar lá por conta do ano letivo, vc sabe se tem como eu voltar no mesmo ritmo que eu sai? Quando eu voltar, eu deveria estar no 2 ano do Ens. Médio.




  18. André Colovati Diz:

    Excelente material e ja salvei em meus favoritos para mostrar a minha esposa. Parabéns!
    Eu e esposa estamos muito focados em irmos embora para Miami.

    Queria muito a sua ajuda principalmente no tocante a escola para as crianças. Tenho 2 filhas de 5 e 8 anos e queria muito indicação de escolas publicas. Alem da floranada qual outra vc indicaria.

    Outra duvida que ta me consumindo…
    Consigo matricular as minhas filhas com visto de turismo?
    Para esta escola específica que vc mencionou na matéria, eu preciso de um outro tipo de visto que não seja de turismo ou somente o que vc informa de documentação acima é o suficiente?

    Agradeço muito se puder me ajudar respondendo-me por email.
    Obrigado
    André




  19. paula dias Diz:

    Estou pretendendo morar em ORLANDO a partir de setembro deste ano, tenho uma filha pequena de 06 anos que já fez algumas viagens para Orlando e também conheceu países na Europa quando estávamos de férias e fomos visitar o seu meio irmão que estava fazendo intercâmbio na Irlanda. Muito insegura em relação as escolas americanas mas com este depoimento criei alma nova. Minha filha ama inglês mas agora que está iniciando o aprendizado da língua. Quero demais saber que escola é esta e em que bairro está localizada pois outra grande preocupação que tenho é a segurança. atualmente este é um fator preponderante para a mudança de pais.




  20. Fernando Diz:

    Estou querendo ir morar nos EUA com o visto F1, minha esposa e filhos tirariam o F2. Preciso saber se as crianças conseguem estudar nas escolas públicas de forma gratuita com esse visto. Alguém sabe?

    Grato pela atenção!




  21. ADAILSON LEAL Diz:

    OLA EU SOU ADAILSON LEAL E ACHEI MUITO INTERESSANTE O ESTE SITE JÁ ESTIVE POR DUAS VEZES NOS EUA E GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL MATRICULAR OS MEUS FILHOS UM DE 15 E DOIS DE 8 ANOS SO COM O VISTO DE TURISTA SENDO QUE OS DOIS SERIA NO ELEMENTARY E UM NO HIGH SCOOL

    DESDE JÁ MUITO OBRIGADO




  22. ADAILSON LEAL Diz:

    OLA EVIDENTE QUE EU GOSTARIA DE SABER SE É POSSÍVEL MATRICULAR OS MEUS FILHOS NA ESCOLA PÚBLICA ( ELEMENTARY E HIGH SCHOOL)SEM PRECISAR PAGAR PELA PERMANÊNCIA OU MATRICULA




  23. flavio cunha Diz:

    parabens pelo blog.




  24. flavio cunha Diz:

    Parabens pelo blog.
    Minha esposa quer estudar ingles em Boca raton.Nossos dois filhos de 11 e 8 anos irão com ela. Na entrevista consular, de porte do I20, há problema em dizer que as crianças irão estudar em escola pública? Não há objeção em permanecer nos EUA estudando inglês por 4 anos? Após os 4 anos de visto F2 das crianças como dependentes da minha esposa, posso solicitar novamente o visto F2, agora dependentes meu?
    Obrigado
    Flávio cunha




  25. Joana Diz:

    Ola, estou pretendendo mudar-me para a regiao de Miami e meu filho ja faz o 7°ano com 12anos como devo proceder, para matriculation em uma escola la nos USA? Obg




  26. Christiane Diz:

    Olá Ivan,

    Td bem? Que bom encontrar esse post. Estou pensando em fazer um curso de ingles em Miami, tenho uma filha de onze anos e gostaria de matriculá-la numa escola. O nosso visto é B1/B2, é possível matriculá-la.
    A escola que você citou fica em Miami?
    Obrigada pela atençao,

    Christiane




  27. Laila Dantas Diz:

    OLA TD BEM.
    Estou querendo ir embora para EUA em 2016, tenho uma filha de 9 anos. Gostaria de saber como faco p matricular ela em uma escola publica??
    Qual epoca que se iniciam as aulas.
    Em 2016 ela estara na 6 serie.
    Qual horario q ela estuda??
    E o que preciso levar de documento?
    Obg




  28. Juliana Diz:

    Olá! Estava pesquisando na internet cursos de inglês para crianças aqui em Orlando e encontrei seu site, vamos ficar aqui por 3 meses e minha filha tem 8 anos eu queria aproveitar esse tempo aqui e colocá-la em uma escola ( queria escola americana, mas vejo que não é tão fácil), estou em uma casa alugada, não sei se poderia me ajudar, qualquer curso aqui em Orlando já seria ótimo. Help me!




  29. Zildete Manhani Diz:

    Gostei muito do seu blog. Meu filho de 15 anos está estudando no Texas,retorna em junho-16. Bom, ele foi atraves de intercambio e agora ele quer continuar estudando nos USA.
    Tenho um irmao que mora em Orlando, é legal no país e gostaria de saber se consigo alterar o visto do meu filho de J1 para F1 e se, pela lei americana ele pode morar com meu irmao.




  30. daniele Diz:

    Gostaria de indicação de escolas em Weston ( elementary y middle) que recebe bem crianças brasileiras, já sei que todas as escolas ai são notas alta e já conheci algumas mais percebi em umas uma má vontade de atender mais que outras e não sei se era por ser estrangeira. Alguém pode me falar de algumas escolas de lá.????

    Obrigada




  31. Ana Diz:

    Ola

    Minha filha vai fazer High School vai ficra na casa da tia que é cidadã america ela tem o visto F-1, porém para escola publica só é valido por 1 ano, há a possibilidade de estender esse prazo e ela fazer todo o ensino medio lá ?




  32. Rosangela Capelly Diz:

    Otima materia




  33. Rodrigo Diz:

    Ola amigos estou precisando de ajuda com informações pois estou querendo ir para EUA ano que vem. Não sei nada, preciso saber como matricular filhos em escolas, qual o melhor tipo de visto, etc…desde ja agradeço.




  34. Priscilla Diz:

    Quantos documento que tenho que levar traduzido por alguém juramentada para minha filha de 5 anos estudar na escola dos Estados Unidos. Aquele site da escola que seu filho estuda que colocou na matéria de matrícula não entra , poderia me passar o nome da escola? Como eu sei que a escola onde minha filha vai ficar é boa




  35. Viviane Diz:

    Boa tarde! Estamos nos programando para a ida aos Estados Unidos no final desse ano. E minha preocupação é com a Beatriz, pois completou 6 anos agora e está no primeiro ano. Isso quer dizer sendo alfabetizada em português. Em que ano ela será incluída? Qual a melhor época p sua ida? Estou lhe ensinando inglês, mas só oral, para não haver confusão agora com a matéria escolar. Por favor me envie dicas e como será sua adaptação. Obrigada




  36. luciana Diz:

    Boa tarde,estou mudando para Florida, Orlando, e gostaria de saber onde posso acharuma escola nível A. como vc relatou em seu depoimento.Agradeço desde já a atenção.




  37. Juliana Diz:

    Com visto de turista a pessoa consegue matricular os filhos em escolas públicas? Tenho informações que sim mas gostaria de saber de uma pessoa experiente. Aguardo sua resposta .




  38. laurence mourao sette Diz:

    Boa tarde, queria saber em qual cep(região) morar em Boca Raton no meu caso uma na Elementary School (9anos) e a outra no Middle School (12 anos). Obrigado e aguardo sua resposta




  39. Noemia Diz:

    Olá!! Gostaria de passar três meses fazendo intercâmbio em Boca Raton — tenho duas filhas :uma com 9 anos e outra 7 anos — estava pensando em ir em Dezembro até Março . Queria matrícula-las no colégio público…Tem como?? Será necessário visto de estudante? Obrigada




  40. Debora Diz:

    Bom dia
    Estou muitíssimo interessada em fazer um curso de ingles de longa duraçãoem Miami e tenho uma filha de 11 anos. Por favor mede dicas de como conseguir matricula-la. Não faco ideia de como são os tramites.Obrigada




  41. Lays laura Diz:

    Tenho 12 anos gostaria de saber quanto sai curso de inglês em San Diego




  42. Márcia Augusta Diz:

    b tarde,sou dentista,E possivel conseguir algum contrato de trabalho para ir trabalhar numa clinica nos EUA quero ir legalmente.Como faco para conseguir algum contato com alguma clinica odontologica para enviar curriculo?




  43. Vanessa T. De F. Campos Viana Diz:

    Ola! Gostaria de saber se a escola infantil em Orlando aceitaria minha filha frequentar a escola por 2 meses em dez e janeiro de 2018, pois vamos a passeio e gostaríamos que ela estudasse para aprender o ingles




Deixe um Comentário

  • Agora estamos no Twitter. Clique aqui
  • @SeuNome
  • @NomeDoUsuario