Lido 18.524 vez(es)

Pesquisando escolas para as crianças

Vivendo nos EUA Deixe seu comentário
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 voto(s))
Loading ... Loading ...
Envie para um(a) amigo(a) Envie para um(a) amigo(a)

Nas últimas semanas minha esposa entrou em desespero pensando em como a Isabela, agora com 5 anos e sendo alfabetizada em português, conseguiria se adaptar em uma escola Norte Americana, além das dúvidas usuais como quais os documentos necessários, o período de ingresso, etc.

Para tentar dirimir essas dúvidas, fizemos uma série de pesquisas sobre as escolas do Sul da Flórida, buscando desde informações básicas, como período de início das aulas, até programas de adaptação para estrangeiros. Por fim, trocamos alguns emails com uma escola de Deerfield Beach, questionando sobre algumas dúvidas que ainda restavam após as pesquisas. E o resultado (ou parte dele, já que as pesquisas continuam) está aqui.

Escola pública ou privada?
Assim como no Brasil, nos Estados Unidos também existem as escolas públicas e privadas. Porém as semelhanças acabam por aí. Ao contrário daqui, ou pelo menos do que se tornaram, as escolas públicas Norte Americanas são, com raras exceções, boas e freqüentadas pela maior parte da população, principalmente a classe média. Geralmente existem alguns custos agregados, como o valor do almoço, que é cobrado de quem em mais e dado para quem tem menos, e de algumas aulas extra-curriculares.
Além disso, as escolas públicas da Flórida oferecem um programa chamado ESOL, que visa garantir que crianças estrangeiras, ainda com dificuldades no idioma Inglês possam aprendem na mesma velocidade das demais. Para isso, o programa provê professores e orientadores em diversos idiomas, que incluem Espanhol, Português e Francês.
E por fim, em regiões como Miami, Palm Beach e Pompano Beach existem iniciativas da Embaixada Brasileira em conjunto com ONGs que tem criado classes extra-curriculares de Português para todos os alunos.

Período letivo:
Ao contrário do que estamos acostumados no Brasil, o ano letivo nos Estados Unidos tem início em Agosto e se encerra em Junho. Isso significa que uma criança que termina a 1ª série aqui no final do ano entrará na 2ª série lá apenas em Agosto, o que de uma certa maneira é um alívio para quem pretende se mudar no início do ano.

E essa foi uma das dúvidas que dirimimos por email. A pergunta que fizemos era se a Isabela poderia entrar em Fevereiro na mesma série que estava aqui, para ir se adaptando ao idioma, ao estilo da aula e aos colegas. E a resposta foi positiva, o que nos deixou mais aliviados.

O sistema de matrícula:
Na grande maioria das escolas estaduais só é possível matricular as crianças se você morar na região atendida por aquela escola, o que gera inclusive uma valorização nas casas das regiões atendidas por escolas melhores.
Para matricular uma criança basta levar a documentação da escola (traduzida, no nosso caso), dois comprovantes de residência, um atestado médico e um documento do Estado comprovando que a vacinação está em dia, ambos preenchidos e assinados por um médico da Flórida.
A escola faz, se necessário, uma avaliação da proficiência da criança em Inglês, indicando o programa ESOL se for o caso.

Idades:
Para ser matriculada no Kindergarten, o que é equivamente à nossa pré-escola, a criança precisa ter 5 anos completos até 1º de Setembro do ano em questão. Antes disso o Governo dispõe de um programa para pessoas de baixa renda, chamado HeadStart. Caso contrário é preciso pagar uma escola particular, como aqui no Brasil.
É possível achar escolas particulares para crianças entre 2 e 5 anos com preços entre US$ 450 e US$ 600, mas logicamente que nessa área o céu é o limite!

Por fim, fica o alívio de termos sido muito bem atendidos pelo pessoal da escola com a qual nos comunicamos, e da quantidade de informação que encontramos nos sites do Governo da Flórida e em sites de avaliação de escolas públicas. Estou listando abaixo alguns sites que utilizamos. Note que o próprio site do condado de Broward tem versões em Inglês, Espanhol e Português.

Broward Schools
Quiet Waters Elementary School
Great Schools






Leia também ...




22 Respostas to “Pesquisando escolas para as crianças”

  1. Joeder Charles Moreira Diz:

    E aí pessoal tão lembrados de mim, pois é eu tinha falado que eu ia para entrevista em março,pois é nao consegui,talvez porque eu fui sozinho e tal,mas eu nao vou desistir em julho,agora vou com meus pais e minha namorada talvez em grupo seja mais facil,nao vejo a hora de ir para A TERRA DO TIO SAM.
    Valeu

  2. Ivan Diz:

    Olá Joeder,

    É isso aí! Não desista dos sonhos nunca! Pegue mais documentos,junte a família, respire fundo e vá à luta. Já conheci pessoas que tiveram o visto negado, voltaram um mês depois e foram aprovadas. E o visto era para uma criança de 12 anos!

    Abraços e boa sorte!

    Ivan

  3. Lilian Diz:

    Ivan, foi de grande ajuda suas palavras, estarei indo para os EUA no inicio de dezembro e tenho 2 crianças, 8 e 10 anos e nao sei por onde começar. Sera que todas as escolas publicas possuem o programa ESOL? um abraço

  4. Ivan Diz:

    Olá Lilian,

    Isso varia de Estado para Estado. Cada Estado tem sua própria estrutura escolar. Mas na maioria dos Estados com muitos imigrantes as escolas possuem algum tipo de auxílio. Dê qualquer forma, posso lhe dizer que todo mundo com quem conversei diz que em seis meses seus filhos vão estarão falando inglês tranquilamente, e em um ano estarão corrigindo a sua pronúncia. :-)

    Abraços,
    Ivan

  5. Cristiane Diz:

    Olá Ivan,

    Eu gostaria muito de ir estudar Inglês por um ano nos EUA, mas queria levar minhas duas filhas, uma de 12 e uma de 13. Eu ja tentei com varias agencias de intercambio pra fazer as matriculas em escola publica e eles falam que não tem programa de middle school, somente de high school.
    E pelo que eu vi, vc conseguiu matricular sua filha qdo chegou aí.
    Queria saber uma coisa. Você foi contratado de alguma firma e levou a familia? Pq eu quero ir somente pra estudar e não consigo com as maneiras legais.
    Os valores das escolas particulares que a agencia me passou são um absurdo. Impossivel ir e levar as duas.
    Aguardo seu contato.
    Abs…




  6. Adélia Diz:

    “Antes disso o Governo dispõe de um programa para pessoas de baixa renda, chamado HeadStart. Caso contrário é preciso pagar uma escola particular.”

    Bom, eu não entendi direito essa parte. É que eu queria saber,vamos supor que uma pessoa tem 5 filhos e essa pessoa é rica, ela podera matricular seus filhos em uma escola publica ?




  7. Alex Diz:

    Olá Adélia,

    Depende da idade. Se as crianças forem de 5 (pra entrar com 5 em Agosto a criança tem que fazer 5 no máximo até Setembro do mesmo ano, senão fica pro próximo ano) pra cima, pode. Antes dos 5 anos, somente em escola privada.




  8. Fernanda Diz:

    Olá Alex,
    gostaria de saber como foi a adaptação da Isabela na escolinha daí. Provavelmente iremos no início do ano que vem para a Califórnia e tenho MUITO medo da adaptaçao das minhas crianças. A minha filha maior faz 5 anos em outubro e o pequeno faz 2 anos em novembro. Como adaptar uma criança em uma escola nova, com novos amiguinhos, novos professores e o pior: que não falam a língua dela???
    Muito obrigada!!!!!




  9. Giselle Diz:

    Oi Ivan!!! Finalmente alguém para me dar uma luz!! Meu marido estará indo trabalhar no aeroporto internacional de MIAMI. Vimos alguns locais para morarmos como Pompona Beach pois tem um número grande de brasileiros. Na verdade queriamos saber quais cidades próximas a MIAMI possuem escolas com o programa ESOL e que sejam boas para morar? Estamos partindo do zero, sem conhecer muita coisa. Minha filha completará 5 anos em julho e será nesta época que estaremos chegando por ai.
    Nos dê uma luz!! Obrigada!




  10. Doranety de oliveira ziur Diz:

    oi, to indo pra fort lauder dale, qual escola posso matricular minha filha ela ta fazendo o setimo ano aki e la ela vai fazer novamente em agosto? quais os documentos que preciso levar, me indicam uma boa escola e a adaptacao demora muito? agradeco




  11. pedro caldeira Diz:

    Bom dia meu Nome é Pedro Caldeira sou de Angola tenho pretensões de para o proximo ano investir nos estados unidos propriamente na Florida sei que voces dão algum apoio a Brasileiros mas como falamos a mesma Lingua pode ser que me possa ajudar neste caso pretendo comprar um imovel, abrir uma pequena empresa como representação Angola/EUA, ter os meus filhos Estudando ai são tres (3) 2 rapazes e uma menina e a minha esposa quero saber como devo proceder para poder ter visto para todos e que passos dar de forma segura




  12. Ester Diz:

    Procurando emprego como professora de musica na Florida.
    Professora de crianças em escola publica ou particular.
    Alguma dica?




  13. Ester Diz:

    Estou procurando oportunidade de trabalho como professora de musica em escolas públicas ou particulares da Florida, USA.
    Formação: mestrado cursado na Campbellsville University (KY)
    Alguma dica?




  14. Patricia Diz:

    Ola,

    Tenho exatamente a mesma duvida da Cristiane, mas não encontrei a respota para a pergunta dela, então segue novamente… Eu gostaria muito de ir estudar Inglês por um ano nos EUA, mas queria levar meus 3 filhos, 7 e 3anos. Eu ja tentei com varias agencias de intercambio pra fazer as matriculas em escola publica e eles falam que tem somente o programa de high school.
    E pelo que eu vi, vc conseguiu matricular sua filha qdo chegou aí.
    Queria saber uma coisa. Você foi contratado de alguma firma e levou a familia? Pq eu quero ir somente pra estudar e não consigo com as maneiras legais.
    Os valores das escolas particulares que a agencia me passou são um absurdo.

    Obrigada




  15. Rose Diz:

    Ola,

    Tenho exatamente a mesma duvida da Cristiane, mas não encontrei a respota para a pergunta dela, então segue novamente… Eu gostaria muito de ir estudar Inglês por um ano nos EUA, mas queria levar meus 2 filhos, 12 e 8anos. Eu ja tentei com varias agencias de intercambio pra fazer as matriculas em escola publica e eles falam que tem somente o programa de high school.
    E pelo que eu vi, vc conseguiu matricular sua filha qdo chegou aí.
    Queria saber uma coisa. Você foi contratado de alguma firma e levou a familia? Pq eu quero ir somente pra estudar e não consigo com as maneiras legais.
    Os valores das escolas particulares que a agencia me passou são um absurdo.
    Rose




  16. Mah Diz:

    Ola,enta muito de ler isso,tenho 2 filhos e gostaria muito de ir morar na Florida,sei que la tem muito brasileiros.
    existe creches oferecidas pelo governo,como funciona minha filha mais nova vai fazer 2 anos!
    muito obrigada!!!




  17. Amparo Diz:

    Olá!
    Gostaria de saber, se a criança tem 2 anos e é filha de ilegal, ela tem direito a creche pública.No caso eles s?o tem baixa renda!
    Obrigada desde já!




  18. Vanessa Diz:

    Quero ir para EUA mas consigo escola pro meu filho de 14 anos mesmo estando ilegal no pais?




  19. gladys Diz:

    Olá, tenho uma filha de 2 anos, queria saber se essas creches são 450 por semana ou mes? e se tem creches do governo para crianças dessa idade, para ilegais, e se tem, se elas são boas e responsaveis




  20. Patricia Diz:

    Olá Ivan! Suas dicas são muito válidas e importantes. Se puder me ajudar em uma dúvida, agradeço. Estou em Boynton Beach com minha família e devo matricular minha filha de 9 anos agora (ficaremos a princípio até janeiro). Minha dúvida é sobre a documentação pessoal obrigatória. Trouxe apenas o histórico traduzido e juramentado; posso conseguir a certidão, mas a carteira de vacinação vai ser mais difícil. Ela é obrigatória? E outra dúvida, é como eu sei qual é a escola que ela vai freqüentar?
    Agradeço imensamente se puder me ajudar e se puder enviar a resposta por se-mail, agradeço.
    Obrigada

    Patricia Spinelli




  21. Luciana Diz:

    olá… pretendo viajar com minha familia pra esse país ir com visto de turista e morar com alguns amigos que lá residem há 15 anos… mas tenho algumas duvidas preciso de ajuda por favor?? quanto ao estudo… tenho uma menina de 4 anos ela sabe alguma coisa em ingles mas pouco pretendo coloca-la na escola mas sendo ilegal no pais pode?? outra duvida minha nesse pais, é verdade que arcar com despesas de dentista é carissimo??? porque essa minha filha tem um problema nos dentes ( má oclusao da classe 3) não sei se conhecesse mas é uma deformidade que só vai piorando com o passar dos anos onde o queixo da criança fica enorme portanto ela precisará usar aparelho quando compreender bem as coisas por volta dos 6 anos, aqui no brasil o aparelho custa em media 500 reais e a manutenção nao chega a 100 por mês, e lá como será?? tenho muito medo de mudar com minha filhá pra lá e ela nao ter condição de colocar isso e crescer com essa deformidade que somente depois de adulta se nõa usar o aparelho na infancia terá que recorrer a uma plástica… espero ajuda nessas duas perguntas, muito obrigada mesmo!!!




  22. Luciana Diz:

    ahh outra questão tenho que traduzir tudo antes de levar os documentos certidão nascimento e carteira de vacinação e o que mais preciso traduzir antes de ir?? grata




Deixe um Comentário

  • Agora estamos no Twitter. Clique aqui
  • @SeuNome
  • @NomeDoUsuario