Lido 69.889 vez(es)

Vir casado ou casar nos EUA?

Imigrando, Vivendo nos EUA Deixe seu comentário
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 voto(s))
Loading...
Envie para um(a) amigo(a) Envie para um(a) amigo(a)

Bom, taí uma pergunta que muita gente (aqueles que pensam em vir pra cá) faz. Indo um pouco mais além do outro post que escrevi Não traga o bolo pra festa!, vou explicar um pouco mais os processos.

Quando eu vim pra cá em 1996, decidi vir casado, pois pensei ser a melhor opção numa eventual legalização dos papeis. Me enganei, na verdade não importa muito vir casado pra cá, pois é possível se casar aqui, mesmo não sendo imigrante legal. Por causa desse engano que cometi, o meu processo de divórcio foi um tanto cansativo, sem falar nas despesas. Vou explicar:


Casamento:

Para se casar somente no civil aqui é muito fácil. Os dois vão até a corte (Court – para comparação com o Brasil, isso seria o equivalente ao Fórum e Cartório num mesmo órgão, creio eu), munidos de pelo menos o passaporte. São dois os processos para o casamento.
Primeiro se obtém um Certificado de Casamento (Marriage Certificate). Em Fort Lauderdale, que fica no condado de Broward (Miami fica no condado de Miami-Dade) a taxa é de US $93. Essa taxa varia de condado pra condado.
Depois de preencher a papelada, ler o livreto “Leis da Família” (Family Law handbook), e pagar a taxa, os noivos devem esperar 3 dias, até que possam se casar.

Se o casal desejar ter a cerimônia feita ali mesmo na corte, pode marcar a data (que será pelo menos 3 dias depois), no mesmo dia em que pegarem o Certificado de Casamento, e pagar uma taxa extra de US $30.

A cerimônia é bem rápida, e não é feita pelo Juiz como no Brasil, mas sim por uma pessoa certificada a fazê-la, que no caso é a própria pessoa do guichê quem lhe atendeu antes.

Divórcio:

Aqui a coisa já fica um pouco mais complicada. Se não houver filhos na relação, e os dois estiverem em concordância com o divórcio é possível fazê-lo sem advogado, mesmo se o casal se casou no Brasil (neste caso vou explicar logo abaixo). Para isso basta ir à corte pessoalmente ou as vezes no website e comprar o kit “Petition for Simplified Dissolution of Marriage” (Petição para dissolução simplificada de casamento), preencher e assinar todas as folhas, ir à corte (os dois), pagar a taxa (na época que fiz estava em torno de US $350) e pegar o recibo com a data da audição com o Juiz. Para que seja completo o processo do divórcio, é necessário que os dois estejam presentes no dia da audição.

Casados no Brasil:

Para esse pessoal que casou no Brasil e se divorciou aqui, além do divórcio na corte aqui, é necessário que seja feita a homologação no Brasil. Caso contrário, a pessoa continuará casada perante as leis brasileiras, impedindo que sejam feitos alguns processos pelo Consulado do Brasil nos EUA.

Esse processo de homologação é complicado, pois é necessário fornecer os documentos daqui, devidamente traduzidos por uma pessoa credenciada (que geralmente é indicada pelo advogado no Brasil). Todo o processo é feito pelo STJ (Supremo Tribunal Judiciário) em Brasília e os custos de Sedex entre o advogado e o STJ são bem autos além de levar alguns meses para ser processado.






Leia também ...




285 Respostas to “Vir casado ou casar nos EUA?”

  1. Bruna Diz:

    Olá, meu nome é Bruna e eu tenho uma dúvida sobre reentrada nos EUA.
    Estou indo para o México mes que vem para passar uma semana e tenho visto J-1 que expira em junho, após junho estarei me casando com um cidadão americano, inclusive já tiramos a licença para casamento. Minha dúvida é se o fato de eu ter tirado essa licença pode influência na minha reentrada no Eua.

  2. Roberto Diz:

    Olá, parabéns pelo blog. Trabalho no Brasil, faltando pouco mais de 4 anos para aposentar. Estou namorando uma americana, posso casar com ela e continuar trabalhando no Brasil, e ela morando em MEU imóvel nos EUA? Só tenho a disponibilidade de viajar 2x ao ano. E ela tem o trabalho dela nos EUA. Eu posso viver esta situação até aposentar? Após 2 anos terei direito a solicitar o green card? Só irei em definitivo quando aposentar.

  3. Sâmela Diz:

    Olá Ivan boa noite, obrigado pelo post e pela ajuda que tem dado através deste blog! Está de parabéns!
    Sou brasileira e vou me casar com um cidadão americano nos EUA, qual seria o primeiro passo para nós casarmos já que somos de diferentes cidadanias? Através dó de post fiquei sabendo que devemos ir a Corte certo? Eu principalmente munida de quais documentações? Vc sabe se teriam que ser todas traduzidas em inglês(como por ex.certidão de nasc.?)
    E posteriormente aonde vou para dar entrada no Green Card lá ?
    Aguardo sua resposta estou muito apreensiva pois pretendemos fazer isto ainda este mês.
    Grata,
    Sâmela.

  4. Olindina Moura Diz:

    Gostaria de saber se posso casar nos EUA com um Cubano que é residente neste país? Se poderei ter algum fato que nos impeça de nos casarmos? Se no ato do visto preciso informar que vou viajar na intenção de me casar ou só mesmo como turista?
    Agradeço sua ajuda.

  5. Kelly Diz:

    Ola Ivan, boa noite. Eu e meu noivo somos brasileiros,moramos aqui no EUA apenas com o visto de turistas, queremos nos casar aqui,isso é possivel?

  6. rose Diz:

    como e que faço pra casar com meu amado eu moro no brasil sou solteira tenho dois filhos mais o pai faleceu so vou leva minha filha menor de idade 14 anos,quero sabe qual a melhor maneira pra casar com ele e se eu indo ou ele vindo e qual o procedimento que temos que fazer.obrigado

  7. sabrina Diz:

    Boa tarde ,sou brasileira ,tentei o viato como turismo faz um ano e fui negada ,tenho uma dúvida ,eu namoro um brasileiro mas que tem a cidadania americana ,estamos pensando em casar aqui no brasil,casando no civil com ele posso tenho chances de pegar o visto de turismo ?

  8. Rodrigo Diz:

    Oi Ivan,
    Estou indo para a Califórnia visitar amigos e meu (namorado), estou indo com visto de turista, porém pretendo casar quando chegar lá, claro que não falarei sobre isso na imigração, apenas falarei que estou indo visitar amigos, até por que terei que voltar, só tenho 15 dias de férias e terei que ficar aqui no Brasil até fevereiro de 2016. Minha dúvida é se poderei casar lá esse mês e voltar para o Brasil e depois de Fevereiro dar entrada no processo de green card? ou ja terei que ficar nos EUA esse tempo até que o processo termine?

  9. Thainá Diz:

    Olá, fui casada nos Estados Unidos com um americano e consegui a anulação desse casamento aqui no Brasil. Já efetuei todo o trâmite perante ao consulado e a minha dúvida agora é como validar essa anulação nos Estados Unidos. Encaminho por correio os documentos para o registro civil de la? Muito Obrigada!

  10. gleice Diz:

    Ivan poderia me add no email que deixei. Tenho algumas duvidas e creio
    Que VC pode me esclarecer. Desde já lhe agradeço

  11. margarida Diz:

    sou viuva de cidadao americano case usa. com 3 anos que marava no brasil ele faleceu.qual e o meus direitos.

  12. Karina Diz:

    Bom dia. Sou brasileira e estou noiva de um brasileiro também. Se eu for para os EUA com visto de turista e me casar lá, consigo um visto permanente? Ou se eu tiver um filho lá, consigo o visto permanente?

    Obrigada Ivan

  13. Debora Diz:

    Olá Ivan,
    Meu noivo tem Green Card e mora nos EUA a 7 anos, ele ficou 4 meses no Brasil e vim ficar com ele aqui 6 meses com o visto de turista. Decidimos que não podemos ficar mais separados pela distancia, ele vai dar entrada na cidadania dele porém a minha estadia aqui termina em Setembro e não quero ficar ilegal aqui de maneira nenhuma. O que eu gostaria de saber é se poderíamos nos casar mesmo ele tendo só o Green Card ou seria melhor eu tentar estender o meu de turista e aguardar ele virar cidadão? Muito obrigada

  14. ANGÉLICA FERREIRA Diz:

    OLÁ… MINHA DUVIDA É POR EXEMPLO: SE EU ME CASAR AQUI NO BRASIL COM UM CIDADÃO AMERICANO, COMO EU CONSIGO MEU VISTO PRA PODER IR PRA LÁ? E QUANTO TEMPO DEMORA? E SE POR EU ESTAR CASADA COM UM CIDADÃO AMERICANO FICARIA MAIS FÁCIL DE CONSEGUIR O VISTO E SE O FATO DE ELE ESTAR AQUI COMIGO FACILITARIA O MEU VISTO? JÁ QUE PRA CONSEGUIR O VISTO DE TURISTA ESTÁ DIFÍCIL.

  15. Andersson Diz:

    Bom dia. Primeiramente Parabéns pelo blog. Primeira vez que vejo 1 com tantos posts e durar tanto tempo com pessoas perguntando e vc respondendo. Parabéns mesmo.

    A minha dúvida é a seguinte: Eu e minha esposa somos brasileiros e temos 1 filho. Ainda moramos no Brasil e somos casados aqui… ..queremos ir pros EUA pra viver aí. 1. Há a necessidade de casar novamente aí? 2. Posso me casar aí novamente pra ter uma certidão americana? 4. Casar nos EUA facilita alguma coisa pra conseguir o visto de permanência? Muito obrigado

  16. Marina Diz:

    Olá, casei em Las Vegas em 2013 com um brasileiro, eu também sou brasileira. Gostaria de saber como faço para me divorciar, sendo que não tenho como ir ao US até o ano que vem e queria me divorciar imediatamente. Obrigada

  17. Dani Diz:

    Ola,

    Me casei no Brasil quando tinha apenas o green card. Minha esposa veio como turista e ficou.
    vou requerer a cidadania em breve. Para dar entrada no GC dela apos a cidadania, preciso ter tambem casado aqui, ou so a certidao de casamento brasileira pode ser usada?

  18. josy Diz:

    Ola, estou indo em dezembro para casar com via to de tourists mesmo,poi so meu namorasi nao Tem paciencia pra Esperar ja faz mais de amo que esta is assim eu aqui e ele la, por isso Queria saber quais is documentos levar para que eu posso fazer Tudo o mais rapidi possivel.irei casar na Florida. Desde ja agradeço

  19. Laryssa Diz:

    Olá,
    Estou querendo ir pros EUA e tenho uma dúvida
    Se eu casar com meu esposo nos Eua mesmo nós dois sendo brasileiros, nós podemos ficar legais no país ?




  20. Iza Diz:

    Namoro a cinco anos com um brasileiro q tem cidadania americana..porém a mais ou menos quatro anos q ele me diz esta em processo d divórcio litigioso..tem três filhos sendo dois de menor,e possível toda essa demora?




  21. Iza Diz:

    É possível um divorcio demorar cinco anos?..tem três filhos sendo dois d menor..ela cidadã americana e ele brasileiro com cidadania..ambos não entram em acordo a respeito dos bens..não acredito q seja possível tanta demora..podem por favor me dá luz???




  22. Iza Diz:

    Mandei duas perguntas…me ajudariam de mais se me tirassem essa dúvida…vou ficar d olho aqui aguardando a resposta..se não for pedir muito podem me responder tbm por e-mail?…nas perguntas meu e-mail foi com o m maiúsculo e ele é com m minúsculo..morilovy@hotmail.com…desculpe o transtorno e obrigada desde já…




  23. Marcia Diz:

    Boa noite.
    Estou namorando um americano a distancia ,trabalho por conta propria ,o unico bens que tenho e um carro financiado. conta poupança sem movimento.nao declaro renda enfim. Sei que pra mim é dificil conseguir um visto . Resolvemos então ele me mandar uma procuração especifica ara que eu marque o casamento aqui no Brasil e quando estiver perto a data virá para nos casarmos e depois tirar o passaporte com nome de casada. Desta maneira consiguirei o visto e retornar junto com ela para o EUA e se casar la ? Tenho 55 anos e ele 63 e levarei minha filha de 11anos Deste ja agradeço a atenção.




  24. Marcia Diz:

    Estou namorando um americano a distancia ,trabalho por conta propria ,o unico bens que tenho e um carro financiado. conta poupança sem movimento.nao declaro renda enfim. Sei que pra mim é dificil conseguir um visto . Resolvemos então ele me mandar uma procuração especifica ara que eu marque o casamento aqui no Brasil e quando estiver perto a data virá para nos casarmos e depois tirar o passaporte com nome de casada. Desta maneira consiguirei o visto e retornar junto com ela para o EUA e se casar la ? Tenho 55 anos e ele 63 e levarei minha filha de 11anos Deste ja agradeço a atenção.




  25. leida Diz:

    Bom dia!

    gostaria de saber como eu consigo descobrir se alguém se casou nos EUA. Existe algum site para consulta? A certidão de casamento nos EUA é pública, ou seja, qualquer pessoa pode solicitar a certidão de uma terceira?

    Aguardo auxílio para esclarecer minhas dúvidas.




  26. uildes lima Diz:

    ola boa tarde
    sou brasileira tenho um namorado americano de nova york quero casar aqui no brasil como faço?
    com a documenatão?
    obrigado!!




  27. Mariana Diz:

    Ola,

    Obrigada pelas informações. Sou casada com um norte-americano mas moramos aqui no Brasil. Estamos nos mudando para os EUA mas pensei em entrar com um vistode turista e me casar. Voce sabe se há problema com relação à isso??




  28. João marcos Diz:

    Oi ! Estou me casando com uma mulher cubana aqui no Brasil ! Eu me casando com ela tenho a entrada legal nos estados unidos ! Vou ter que tirar o visto do mesmo geito ??




  29. Daniela Diz:

    Sou casada no Brasil, meu marido é brasileiro mas também tem cidadania americana. Não pretendemos morar nos eua. Estamos indo em abril para um cruzeiro que sai de miami, tenho visto de turista e já fui 4 vezes para os eua, mas nunca entrando com ele. Quero saber se na hora da imigração ele pode passar comigo no guichê ou ele passa no guichê de americano e eu no de turista. Tenho medo que dê algum problema.




  30. geovanna Diz:

    BOA TARDE MOREI NOS ESTADOS UNIDOS NA FLORIDA E ME CASEI COM UM AMERICANO TENHO A CIDADANIA AMERICANA E AGORA ESTOU MORANDO NO BRASIL DE NOVO, DESDE 2006 QUE SAI DO ESTADOS UNIDOS MAS SAI CASADA E GOSTARIA DE SABER SE AUTOMATICAMENTE DIVORCIEI POIS SEI QUE MEU MARIDO ENTROU EM CONTATO COMIGO MAS NÃO ME ACHOU ENTÃO ME DISSERAM QUE AUTOMATICAMENTE FIQUEI DIVORCIADA COMO VEJO ISSO?




  31. Vanessa Diz:

    Boa tarde meu marido está no eua faz mais de 6 meses, falaram para ele que eu não consigo entra pq ele está ilegal. Somos casados União estável. Será que isso é verdade? Obrigado




  32. Carol Diz:

    Olá, moro no Brasil e eu e meu namorado pretendemos morar nos Estados Unidos, ele tem irmão lá, assim ele consegue o green card, ele sendo imigrante legal e eu por me casar com ele lá conseguiria o Green Card?




  33. Ademir Nunes Pinheiro Diz:

    Sou casado nos Estados Unidos e na mesma ocasião casei também no Consulado do Brasil em New York. Posteriormente, me separei legalmente na Lei Brasileira. Pergunto: Meu casamento na Lei Americana continua válido?




  34. Regina Xavier Diz:

    Ivan, gostaria de receber esta resposta por email. Namoro um americano, estamos já tratando de casamento, mas sem saber das informações necessárias. Pretensão é casar no Brasil, porque a minha filha se formará dentro de dois anos, nã gostaria de deixá-la sozinha, então meu namorado, viria morar, comigo, depois iríamos para WDC, onde ele mora. Somos divorciados, nossos filhos são maiores. Quais documentos precisarei e ele? Onde levarei esses documentos ao Consulado do Rio? Moro em Recife.Muito grata pelas informações.




  35. Regina Xavier Diz:

    Olá Ivan, amigo, sou brasileira, namoro um americano, gostaria de saber sobre o procedimento do casamento no Brasil,só após dois anos iremos para América. Quais os documentos para ele americano? para mim brasileira? Esse casamento aqui, é tb válido nos EUA? Como faremos o registro. Onde me caso no Consulado no RIO? ou no Fórum do meu Estado?




Deixe um Comentário

  • Agora estamos no Twitter. Clique aqui
  • @SeuNome
  • @NomeDoUsuario