Lido 85.056 vez(es)

Vir casado ou casar nos EUA?

Imigrando, Vivendo nos EUA Deixe seu comentário
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 voto(s))
Loading...
Envie para um(a) amigo(a) Envie para um(a) amigo(a)

Bom, taí uma pergunta que muita gente (aqueles que pensam em vir pra cá) faz. Indo um pouco mais além do outro post que escrevi Não traga o bolo pra festa!, vou explicar um pouco mais os processos.

Quando eu vim pra cá em 1996, decidi vir casado, pois pensei ser a melhor opção numa eventual legalização dos papeis. Me enganei, na verdade não importa muito vir casado pra cá, pois é possível se casar aqui, mesmo não sendo imigrante legal. Por causa desse engano que cometi, o meu processo de divórcio foi um tanto cansativo, sem falar nas despesas. Vou explicar:


Casamento:

Para se casar somente no civil aqui é muito fácil. Os dois vão até a corte (Court – para comparação com o Brasil, isso seria o equivalente ao Fórum e Cartório num mesmo órgão, creio eu), munidos de pelo menos o passaporte. São dois os processos para o casamento.
Primeiro se obtém um Certificado de Casamento (Marriage Certificate). Em Fort Lauderdale, que fica no condado de Broward (Miami fica no condado de Miami-Dade) a taxa é de US $93. Essa taxa varia de condado pra condado.
Depois de preencher a papelada, ler o livreto “Leis da Família” (Family Law handbook), e pagar a taxa, os noivos devem esperar 3 dias, até que possam se casar.

Se o casal desejar ter a cerimônia feita ali mesmo na corte, pode marcar a data (que será pelo menos 3 dias depois), no mesmo dia em que pegarem o Certificado de Casamento, e pagar uma taxa extra de US $30.

A cerimônia é bem rápida, e não é feita pelo Juiz como no Brasil, mas sim por uma pessoa certificada a fazê-la, que no caso é a própria pessoa do guichê quem lhe atendeu antes.

Divórcio:

Aqui a coisa já fica um pouco mais complicada. Se não houver filhos na relação, e os dois estiverem em concordância com o divórcio é possível fazê-lo sem advogado, mesmo se o casal se casou no Brasil (neste caso vou explicar logo abaixo). Para isso basta ir à corte pessoalmente ou as vezes no website e comprar o kit “Petition for Simplified Dissolution of Marriage” (Petição para dissolução simplificada de casamento), preencher e assinar todas as folhas, ir à corte (os dois), pagar a taxa (na época que fiz estava em torno de US $350) e pegar o recibo com a data da audição com o Juiz. Para que seja completo o processo do divórcio, é necessário que os dois estejam presentes no dia da audição.

Casados no Brasil:

Para esse pessoal que casou no Brasil e se divorciou aqui, além do divórcio na corte aqui, é necessário que seja feita a homologação no Brasil. Caso contrário, a pessoa continuará casada perante as leis brasileiras, impedindo que sejam feitos alguns processos pelo Consulado do Brasil nos EUA.

Esse processo de homologação é complicado, pois é necessário fornecer os documentos daqui, devidamente traduzidos por uma pessoa credenciada (que geralmente é indicada pelo advogado no Brasil). Todo o processo é feito pelo STJ (Supremo Tribunal Judiciário) em Brasília e os custos de Sedex entre o advogado e o STJ são bem autos além de levar alguns meses para ser processado.






Leia também ...




306 Respostas to “Vir casado ou casar nos EUA?”

  1. Nuce Diz:

    Olá, namoro um Francês, que está legalizado nos estados unidos ( ele mora a 19 anos, trabalha tudo legalizado) ela vira ao Brasil para casarmos, eu consigo ir para os USA, com visto de turista e pedir a legalização de moradia lá? Mesmo rle não sendo Americano?

  2. Mirian Diz:

    Estou namorando um Romeno que vive há 3 anos nos EUA com visto de trabalho, qual será a melhor opção para casar e viver com ele nos EUA, casar no Brazil ou ir casar lá ? Já possuo visto de turista valido por 10 anos e viajei uma unica vez.

  3. Gustavo Diz:

    Boa tarde. Gostaria de saber se casando com minha mulher(brasileira) nos EUA, eu conseguiria algum visto permanente para nós, pois iremos com o visto de turista.

  4. Viviane Diz:

    Meu marido tem cidadania americana, mas é brasileiro.Nos casamos no Brasil e viemos morar aqui nos Estados Unidos. Infelizmente vamos nos divorciar. Como fazer este processo,uma vez que vou voltar para o Brasil?

  5. Marly Diz:

    Meu marido é brasileiro com cidadania americana. Nos casamos no Brasil e viemos morar nos Estados Unidos. Agora vamos nos divorciar. Como será esse processo?

  6. Dr André Ribeiro Diz:

    Viviane a matéria está bem completa mais houveram algumas alterações à respeito do divórcio e da homologação de sentença estrangeira. Hoje há possibilidade de ser feita em cartório seguindo alguns requisitos legais; Marly se não houver filhos menores em seu relacionamento é possível que o divórcio ocorra também em cartório com o auxílio de um advogado; economicamente é mais barato e pode ser encerrado em poucos dias; Gustavo o casamento nos EUA não garante qualquer permanência no país, é tão somente a formalização do estado civil o qual você encontra, Mirian você pode casar no Brasil e validar seu casamento lá ou casar não EUA, o efeito prático e o mesmo

Deixe um Comentário

  • Agora estamos no Twitter. Clique aqui
  • @SeuNome
  • @NomeDoUsuario